Arte e musei

monografia

• Gennaio 2024

Crown Jewels / Tesouro Real

Autore: José Alberto Ribeiro, Giuseppe Scaraffia

Editore: Franco Maria Ricci

Lingue di traduzione: italiano>inglese, italiano>portoghese

Traduttori: Il Nuovo Traduttore Letterario

Abbiamo realizzato la traduzione in inglese e in portoghese de Il Tesoro dei Braganza, dedicato alle opere d’arte della corona portoghese raccolte nel Palazzo da Ajuda a Lisbona. Un bellissimo volume illustrato e un testo dedicato alle personalità femminili della famiglia reale.

Not even the fervid imagination of Ovid, who was particularly well versed in metamorphoses, could have imagined that a palace might turn, as if in a spell, into a strongbox. Yet that was the destiny of the Palace of Ajuda in Lisbon, built in 1795 to house the riches of the Portuguese empire after the Ribeiro Palace was destroyed in the terrible earthquake of 1755 and its replacement, the so-called Real Barraca or “royal tent”, burnt down in a fire in 1794. Other architectural ghosts also surrounded it, what with the slow progress of work and projects that never saw the light of day. Thanks to the intervention of King Louis I, and, above all, his wife Maria Pia of Savoy, the palace finally assumed its present form, becoming a sophisticated noble residence with every type of artwork under its roof. Today the Palace of Ajuda is benignly open to those who want to explore its treasures. Perhaps the most dazzling of these is the Royal Treasure Room, of which the most beautiful and surprising items are illustrated in the pages of this book. Rearranged in 2022, it houses jewellery, coins and other precious objects that belonged to the House of Braganza, recounting not just the history of a dynasty and its members but also that of a nation.

It was Cornelia, the mother of the Gracchi, important figures in the republican age of ancient Rome, who, by exclaiming “Haec ornamenta mea” (“Here are my jewels”) in relation to her sons, first established, perhaps unconsciously, a link between jewels and the family. The connection has survived to this day, and in some languages has even produced colourful and ironic colloquial expressions.

Nem mesmo a imaginação fervorosa de Ovídio, particularmente versada no campo das metamorfoses, poderia imaginar que um palácio seria transformado, quase como por magia, numa arca do tesouro. Ainda assim, este é o destino do Palácio da Ajuda, em Lisboa, construído, em 1795, com o objetivo de recolher as riquezas do império português após a destruição do Paço de Ribeiro, na sequência do terrível terramoto, de 1755, e a incineração do seu substituto, o chamado Real Barraca, devido a um incêndio, em 1794. Para além destes, outros fantasmas arquitetónicos rodeiam-no, entre obras morosas e projetos que nunca viram a luz do dia. Graças à intervenção do rei D. Luís I e, sobretudo, à da sua consorte D. Maria Pia de Saboia, o palácio tomou, finalmente, a sua forma atual, tornando-se numa residência nobre refinada que recolheu todo o tipo de obras de arte. Hoje, o Palácio da Ajuda mostra-se com benevolência a quem quiser explorar os seus tesouros, e talvez o mais fascinante, dos ilustrados nestas páginas pelas mais belas e surpreendentes peças, destaca-se o Museu do Tesouro Real. Patente com um novo traçado, a partir de 2022, reúne joias, moedas e outros objetos preciosos pertencentes à família real dos Bragança, contando não apenas a história de uma dinastia e dos seus integrantes, mas também a de uma nação.

Foi Cornélia, a famosa mãe dos Gracchi, figuras importantes da época republicana da Roma antiga, exclamando “Haec ornamenta mea” (“Aqui estão as minhas joias”) referindo-se aos seus filhos, que primeiramente, e talvez inconscientemente, despertou a ligação entre as joias e a família, uma ligação que sobreviveu até aos nossos dias e que, em alguns idiomas, até origina expressões de gíria coloridas e irónicas.